sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

COMO FORMAR FAMÍLIAS ENVOLVIDAS COM A ESCOLA.

1. Fale sobre o Projeto Pedagógico – Facilite a linguagem e mostre, desde a primeira reunião, como a escola concebe a Educação e planeja o trabalho pedagógico.
2. Mostre o valor da rotina – Trate da organização dos espaços e do tempo: atividades diárias e projetos, currículo e segurança.
3. Destaque as linguagens – Fale da importância do brincar, da expressão artística, da fala e da escrita) conte como e em que momento elas são desenvolvidas).
4. Como é a avaliação – Explique como e quando ela é feita; por que fazer um portifólio e por que não comparar as crianças.
5. Explore os recursos e materiais pedagógicos – Dê atenção ao papel dos brinquedos e dos livros no desenvolvimento motor e cognitivo.
6. Estabeleça acordos de trabalho - Mostre a função do professor e de cada funcionário da escola. Peça colaboração durante as lições de casa, na adaptação, na hora de abandonar a chupeta... Cobre a presença dos pais em reuniões, cumprimento de horários, leitura de bilhetes, tanto os que as crianças levam para casa como os que são colocados na escola, organização diária das mochilas.
7. Planeje os encontros – Promova reuniões bimestrais coletivas e individuais (se necessário), além de palestras e oficinas sobre questões pedagógicas e de cuidados, dinâmicas onde promova laços de amizade.
8. Mantenha canais de comunicação – utilize caderno de recados.
9. Esteja disponível – Receba bem críticas e sugestões. Atenda sempre os pais com respeito e atenção.
10. Utilize os saberes dos pais – Planeje as inserções deles na aprendizagem com a equipe de professores.

A união da Família com a Escola é indispensável para favorecer a aprendizagem das crianças sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário