“Todo conhecimento começa num sonho. O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não ensina. Brota das profundezas da terra. Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa: Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)
Língua Portuguesa. Mudando, mas sempre nossa.Como você sabe, haverá algumas alterações ortográficas naLíngua Portuguesa. Nessa fase de transição, é natural que surjam algumas questões. Por isso,para ajudar a tirar suas dúvidas,criamos esse pequeno guia.Afinal, a escrita de algumas palavras pode mudar, mas a Língua Portuguesa vai continuar sendo a melhor maneira de expressar o nosso jeito de ver e sentir o mundo.
O QUE FOI REFORMULADO
Alfabeto
Introduzem-se as letras k, w e y em nosso alfabeto,que passa a ter 26 letras.
Trema
Deixa de existir, a não ser em nomes próprios estrangeiros e seus derivados.Exemplo: mülleriano (de Müller).
Hífen
Não se usa hífen:1 – Nas formações em que o primeiro elemento termina em vogal e o segundo começa com r ou s. Nesses casos, dobram-se o r ou o s.Exemplos: antirreligioso, contrarregra, antissemita, contrassenha, cosseno.2 – Nas formações em que o primeiro elemento termina em vogal e o segundo começa com uma vogal diferente.Exemplos: antiácido, extraescolar, autoestrada, autoaprendizagem.3 – Em certos compostos em que se perdeu a noção de composição:Exemplos: paraquedas, paraquedismo, paraquedista.Usa-se hífen:Nas formações em que o primeiro elemento termina na mesma vogal com que se inicia o segundo.Exemplos: anti-ibérico, arqui-irmandade, micro-onda, eletro-ótica.Exceção: Nas formações com o prefixo co-, este se junta com o segundo elemento mesmo quando iniciado por o: coobrigação, coocupante, coordenar, cooperação.Acentuação gráficaNão levam acento circunflexo:1 – As terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos crer, dar,ler e ver e correspondentes formas compostas.Exemplos: creem, descreem; deem; leem, releem; veem, reveem.2 – As palavras terminadas em hiato oo.Exemplos: abençoo, enjoo, povoo, voo.Não levam acento agudo:1 – Os ditongos ei e oi da sílaba tônica das palavras paroxítonas.Exemplos: assembleia, ideia, onomatopeico, proteico, jiboia, alcaloide, heroico, paranoico.2 – O i e o u tônicos das palavras paroxítonas quando precedidos de ditongos.Exemplos: baiuca, boiuno, feiura.3 – O u tônico das formas rizotônicas dos verbos arguir e redarguir.Exemplos: arguo, arguis, argui, arguem; redarguo, redarguis, redargui, redarguem.Acento diferencialNão se acentuam mais:• para (á) flexão de parar• pela (é) substantivo e flexão de pelar• pelo (é) flexão de pelar e pelo (ê) substantivo• polo (ó) substantivo• pera (ê) substantivoTranslineaçãoRepete-se o hífen:Na mudança de linha, quando a partição de uma palavra composta ou de uma combinação de palavras em que há hífen coincide com o final de um dos elementos oumembros, deve-se repetir o hífen no início da linha imediata.Exemplos: ex- vice--alferes -almiranteserená- serená-los--los-emos -emos
O QUE PERMANECE
Hífen
Usa-se o hífen:1 – Nas formações em que o segundo elemento começa com h.Exemplos: super-homem, ultra-higiênico, extra-humano.2 – Nas formações com circum- e pan-, quando o segundo elemento começa com vogal, m ou n.Exemplos: circum-escolar, circum-murado,circum-navegação, pan-africano, pan-mágico,pan-negritude.3 – Nas formações com ex-, pós-, pré-, pró-, sota-,soto-, vice- e vizo-.Exemplos: ex-diretor, pós-graduação, pré-escolar, pró-europeu, sota-piloto, soto-mestre,vice-presidente, vizo-rei.4 – Nas formações com inter-, hiper- e super- quando o segundo elemento começa por r.Exemplos: inter-resistente, hiper-realismo, super-resfriado, super-romântico.5 – Nos compostos com os advérbios bem e mal quando o segundo elemento começa por vogalou h.Exemplos: bem-aventurado, bem-estar,bem-humorado; mal-afortunado, mal-estar,mal-humorado.Obs.: Ao contrário de mal, bem pode não se juntar com palavras começadas por consoante.Exemplos: bem-criado (malcriado), bem-falante (malfalante), bem-mandado (malmandado),bem-nascido (malnascido), bem-visto (malvisto).6 – Nos compostos com os elementos além, aquém, recém e sem.Exemplos: além-mar, além-fronteiras,aquém-Pireneus, recém-casado, recém-nascido,sem-cerimônia, sem-número, sem-vergonha.Acentuação gráficaMantêm-se as regras básicas de acentuação:1 – ProparoxítonasTodas são acentuadas.Exemplos: ônibus, pássaro, romântico.2 – ParoxítonasTerminadas em r (açúcar), l (nível), n (hífen), x (fênix),i/is (júri), us (vírus), um/uns (álbum), ão/ãos (bênção),ã/ãs (órfã), ei/eis (jóquei), ps (fórceps), ditongo crescente (colégio).Obs.: • Não se acentuam paroxítonas terminadas em ens (hifens).• Não se acentuam prefixos paroxítonos terminados em i e r (anti-histórico,super-homem).3 – Monossílabas tônicasTerminadas em a/as (pá), e/es (pé), o/os (só),éi/éis (réis), éu/éus (véu), ói/óis (dói).4 – Oxítonas tônicasTerminadas em a/as (sofá), e/es (café), o/os (tricô), éi/éis (papéis), éu/éus (fogaréu), ói/óis (herói),em/ens (refém).5 – Casos especiaisa) Acentuam-se o i e o u tônicos dos hiatos, desde que sozinhos na sílaba ou seguidos de s (saída, faísca).Obs.: Não se acentua o i tônico seguido de nh (fuinha, rainha).b) Acentuam-se as terceiras pessoas do plural dos verbos ter, vir e correspondentes formas compostas.Exemplos: têm, vêm (de “vir”), abstêm, advêm, contêm, detêm, obtêm, mantêm, provêm (de “provir”).c) Mantém-se o acento diferencial (circunflexo) nas formas verbais:• pôr (verbo), para se diferenciar de por (preposição);• pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo), para se diferenciar de pode (terceira pessoa do presente do indicativo).
menina mal aprendi
ResponderExcluira regra que tinhamos
vamos ter que aprender a nova hihihihihhh
brincaderrinha
beijos mil
Eita que belezinha hein? A prof esta uma blogueira de mão cheia, publicando varias dicas e novidades no mundo da educação, Parabéns!!!
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